domingo, 12 de outubro de 2014

Confirma-se primeiro caso de contágio de ébola nos EUA

Está confirmado o primeiro caso de contágio de ébola nos Estados Unidos.

Depois de o liberiano Thomas Eric Duncan ter morrido da doença na semana passada, o hospital que o tratou informa que um dos seus funcionários também contraiu a doença.

A CNN avança que se trata de uma enfermeira, mas este dado não foi confirmado pelas autoridades, uma vez que a família e a própria vítima terão pedido que a sua privacidade seja respeitada.

O comunicado do hospital Texas Health Presbyterian indica apenas que um “funcionário de saúde” foi confirmado como portador do vírus esta manhã, depois de ter sido isolado na sexta-feira, quando se queixou de febre.

“Sabíamos que um segundo caso poderia ser uma realidade e temo-nos preparado para isso”, disse o comissário do Departamento de Serviços Estaduais de Saúde do Texas.

“Estamos a alargar a nossa equipa em Dallas e a trabalhar diligentemente para impedir mais contaminações”, explicou.

Posteriormente, em conferência de imprensa, as autoridades americanas explicaram os passos que foram seguidos desde o momento em que a paciente detectou que tinha febre. Daí até ao internamento passaram menos de 90 minutos, explicou-se. De seguida o apartamento foi decontaminado, bem como todos os espaços envolventes. Os residentes num raio de quatro quilómetros foram todos avisados do sucedido e quaisquer pessoas que tenham estado em contacto com ela estão a ser acompanhados de perto e monitorizados.

Contudo, os responsáveis confirmam também que a funcionária de saúde não fazia parte do grupo de mais alto risco e que quando tratou Thomas Duncan tinha todo o equipamento de segurança recomendado, pelo que não se sabe ao certo como contraiu a doença, sendo possível que tenha havido uma falha ao vestir ou ao despir a roupa protectora.

Este é o primeiro caso confirmado de contágio na América e apenas o segundo fora de África, depois de a enfermeira espanhola que se encontra hospitalizada em Madrid.

A condição de saúde Teresa Romero melhorou um pouco nos últimos dois dias, segundo informações que chegam de Espanha.

fonte rr.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

tem mensagem