Quatro mortes confirmadas por legionella
Já há 180 casos de infeção confirmados, sendo que 24 pessoas estão nos cuidados intensivos.
Mais três pessoas
morreram este domingo, elevando para quatro o número de mortes por
'legionella'. Duas das mortes ocorreram no Hospital de Vila Franca de
Xira e uma terceira no Hospital de Santa Maria, em Lisboa."Até às 12h00 de hoje [deste domingo], foram registados 96 casos diagnosticados com a infeção por 'legionella' no Hospital de Vila Franca de Xira", lê-se no documento, que explica que "desde o último ponto de situação, registaram-se dois óbitos, um homem de 66 anos de idade, e uma mulher de 81 anos, ambos com história clínica de patologia diversa e grave", segundo nota de imprensa da unidade hospitalar de Vila Franca de Xira, enviada à agência Lusa.
No ponto de situação enviado à Lusa às 13h30, afirma-se que "se encontram, de momento, 59 doentes internados" e acrescenta-se que "foram igualmente transferidos para unidades centrais um total de 32 doentes".
Pouco antes das 15h00 o CM confirmou, junto de fonte do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, a morte de um homem que estava internado na Unidade de Cuidados Intensivos. Com esta confirmação, elevam-se para quatro o número de mortes em dois dias por doença do legionário.
Quinta morte ainda por confirmar
O óbito, que poderá ser o quinto por infeção com 'legionella', anunciado este domingo pelo diretor-geral de Saúde, não aconteceu no hospital de Vila Franca de Xira, disse hoje à Lusa uma fonte oficial do hospital. "A eventual quinta morte por 'legionella' não aconteceu no hospital de Vila Franca de Xira", disse à Lusa uma fonte oficial do hospital.
A dúvida sobre em que hospital terá acontecido o eventual quinto caso de morte por 'legionella' surgiu depois de o diretor geral de Saúde, Francisco George, ter dito que há uma quinta morte que deverá ter resultado da infeção pela bactéria, mas não ficou claro o hospital em que isso aconteceu.
Durante a curta conferência de imprensa, à entrada para a reunião da equipa que está a acompanhar este caso na Direção Geral de Saúde, em Lisboa, pelas 15 horas, Francisco George disse que havia "180 casos confirmados dos quais 24 internados em cuidados intensivos, e quatro óbitos e há uma quinta situação que ainda está em investigação em termos de diagnóstico mas que irá seguramente juntar-se a estes quatro casos".
Questionado pelos jornalistas sobre o local desse eventual quinto óbito por 'legionella', o responsável afirmou que "o quinto caso é uma situação que não tem uma confirmação laboratorial, mas pelo quadro clínico trata-se de uma doença dos legionários". Na sequência desta afirmação, os jornalistas fazem uma série de perguntas ao mesmo tempo, e Francisco George responde: "em Vila Franca de Xira", e foi na sequência desta resposta que se instalou a convicção de que o quinto óbito teria sido nesse hospital, facto agora esclarecido pelo hospital.
De momento ainda é desconhecida a fonte deste surto de infeção, sabendo-se apenas que o foco desta doença se situa nas localidades de Vialonga, Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, todas no concelho de Vila Franca de Xira.
fonte cmjornal.xl.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário
tem mensagem